O pior dia para começar a dieta

motivação, bem-estar, vida activa, saúde, objetivos, foco, nutrição / Dezembro 2021

O pior dia para começar é ontem.

Era mesmo para ter começado ontem, mas não deu. E poderiam continuar, pelo dia fora, as justificações para se ter mandado mais um dia fora.

 

A probabilidade de ontem ter sido uma segunda-feira é grande e a probabilidade de aquilo que não se iniciou ser uma dieta é tão grande ou maior.

 

As segundas-feiras têm má fama. Já todos tivemos a oportunidade de perceber, na pele, os motivos para essa reputação.

 

Então, por que insistimos em iniciar algo que terá impacto nas nossas vidas num dia difícil? Será para podermos dizer que: se consigo a uma segunda-feira, consigo em qualquer dia?

 

Ou será uma forma velada de nos desculparmos por mais um adiamento? Podemos sempre dizer: Sabes como é, as segundas são sempre complicadas; surgiu-me isto e aqueloutro; não deu, não deu.

 

Na realidade, sucintamente, queremos começar a dieta (ou qualquer outra coisa) à segunda-feira por duas razões:

 

- Começamos na segunda-feira porque as coisas começam-se pelo princípio.

 

- Começamos na segunda-feira, porque queremos fazer as coisas no momento certo. Principiar a dieta (ou qualquer outra coisa) na segunda-feira dá-nos a confortável impressão de que estamos a fazer tudo como deve ser, dá-nos a sensação de um virar de página.

 

Até domingo esboçamos rascunho. A partir de segunda-feira começamos a passar a limpo, movidos por aquele ânimo de quem estreia um caderno novo, límpido, prometedor, entusiasmante.

 

Acontece que após uma dezena de páginas, o caderno já não é novo. Porém, tem ainda muitas linhas para escrever. O que era entusiasmante passa a preocupante, passa a ser uma encomenda que queremos despachar, de preferência em correio azul.

 

Mas o caderno continua a existir e as linhas não se escrevem sozinhas. E não há mal nenhum se a caligrafia não for tão perfeitinha naquele sábado ou naquela terça-feira. É melhor redigir um S feio do que deixar a palavra incompleta. Todos preferimos ter saúde a ter aúde. Será isto consensual, à partida.

 

Para escrever direito por linhas tortas já há Deus. Sejamos só humanos. Escrevamos torto por linhas direitas e festejemos. Mas escrevamos. Em qualquer dia da semana escrevamos, porque isso é que é fazer as coisas como deve ser.

 

 

Vais gostar de ler:​ O Segredo para mente sã em corpo são.